O que é?
Doença Celíaca é uma doença autoimune, uma intolerância ao glúten, que pode ser encontrado em alguns tipos de cereais, como no trigo, aveia, cevada, centeio e outros derivados. O glúten é composto por uma rede de proteínas, poliaminas e gluteninas. Há tipos específicos de poliaminas, cada cereal possui, no endosperma, o seu: o trigo, a gliadina; aveia, a avenina; cevada, a hordeína, e o centeio, a secalina.
Quando os celíacos ingerem o glúten, ocorre um processo de inflamação no intestino delgado, devido ao ataque das células de defesa imunológica ao próprio corpo. Quando há a inflamação, as
vilosidades intestinais podem sofrer uma atrofia, o que reduz a absorção de nutrientes.
Sintomas
Os sintomas são difíceis de diagnosticar, principalmente em adultos, visto que os mesmo são confundíveis com os de doenças comuns. Alguns celíacos podem não apresentar sintomas. Em geral, os sintomas são: prisão de ventre, inchaço, diarreia, cólicas abdominais, perda de peso, e anemia.
Cerca de 1% da população é celíaca. Mulheres são a maioria.
Essa doença possui um grande fator hereditário. A probabilidade de um parente de primeiro grau tê-la é cerca de 10% maior que a de um de segundo grau.
Se não tratada/diagnosticada
Pode evoluir para doenças mais sérias. Como, por exemplo:- Câncer;
- Linfomas;
- Tumores;
- Osteoporose;
- Doenças autoimunes,
- Problemas de crescimento (no caso de crianças).
Rafaela Andrade Couto
http://rihuc.huc.min-saude.pt/bitstream/10400.4/1320/1/Doen%C3%A7a%20cel%C3%ADaca.pdf
http://www.worldgastroenterology.org/assets/downloads/pt/pdf/guidelines/celiac_disease_pt.pdf