sábado, 16 de maio de 2015

Doença Celíaca


O que é?


Doença Celíaca é uma doença autoimune, uma intolerância ao glúten, que pode ser encontrado em alguns tipos de cereais, como no trigo, aveia, cevada, centeio e outros derivados. O glúten é composto por uma rede de proteínas, poliaminas e gluteninas. Há tipos específicos de poliaminas, cada cereal possui, no endosperma, o seu: o trigo, a gliadina; aveia, a avenina; cevada, a hordeína, e o centeio, a secalina.

Quando os celíacos ingerem o glúten, ocorre um processo de inflamação no intestino delgado, devido ao ataque das células de defesa imunológica ao próprio corpo. Quando há a inflamação, as
vilosidades intestinais podem sofrer uma atrofia, o que reduz a absorção de nutrientes.






Sintomas



Os sintomas são difíceis de diagnosticar, principalmente em adultos, visto que os mesmo são confundíveis com os de doenças comuns. Alguns celíacos podem não apresentar sintomas. Em geral, os sintomas são: prisão de ventre, inchaço, diarreia, cólicas abdominais, perda de peso, e anemia.
Cerca de 1% da população é celíaca. Mulheres são a maioria.
Essa doença possui um grande fator hereditário. A probabilidade de um parente de primeiro grau tê-la é cerca de 10% maior que a de um de segundo grau.





Se não tratada/diagnosticada

Pode evoluir para doenças mais sérias. Como, por exemplo:

  1. Câncer;
  2. Linfomas;
  3. Tumores;
  4. Osteoporose;
  5. Doenças autoimunes, 
  6. Problemas de crescimento (no caso de crianças).
Acredita-se que com uma dieta Glúten Free essas doenças mais graves possam ser evitadas.








Rafaela Andrade Couto

http://rihuc.huc.min-saude.pt/bitstream/10400.4/1320/1/Doen%C3%A7a%20cel%C3%ADaca.pdf
http://www.worldgastroenterology.org/assets/downloads/pt/pdf/guidelines/celiac_disease_pt.pdf

quarta-feira, 13 de maio de 2015

A História do Trigo

  O trigo é cultivado pelo homem há pelo menos 10 mil anos, quando houve uma mutação ou hibridização resultando em uma planta com sementes grandes, porém que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, mas, poderia produzir mais comida para os humanos e, de fato, ela teve maior sucesso que outras plantas com sementes menores e tornou-se o ancestral do trigo moderno. As sementes mais antigas de trigo já encontradas datam de 6700 a.C. e foram plantadas pelos povos que habitavam a antiga Mesopotâmia, numa região chamada pelos historiadores de Crescente Fértil - área que hoje vai do Egito ao Iraque.





  Os grãos eram misturados com peixes, castanhas, frutas e água, numa espécie de papa levada ao fogo. No Egito, no período pré-dinásticos, já era consumido um trigo primitivo como alimento, atribuindo a esse povo a invenção do pão, por volta de 4 mil anos a.C. Os egípcios faziam pães e biscoitos com formas humanas e animais que eram usados em rituais como oferta aos seus deuses. 
  Com consequente divisão de trabalho, o trigo desempenhou um papel importante na história da humanidade com o surgimento da necessidade do manejo do solo para a produção de alimentos e pela invenção da escrita pelos sumários. 







Michelli Reis Martins Fagundes 
http://pinheiroempauta.blogspot.com.br/2014/06/o-trigo-assim-caminha-humanidade.html
http://www.moinhonacional.com.br/curiosidades_ler.php?conteudo_id=7
http://www.abitrigo.com.br/index.php?mpg=02.04.00
https://arcor.com.br/curiosidades/historia-do-trigo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trigo
http://www.trigoesaude.com.br/trigo-e-derivados/a-vitoriosa-historia-do-trigo.shtml
http://www.trigoesaude.com.br/trigo-e-derivados/linha-do-tempo.shtml