quarta-feira, 13 de maio de 2015

A História do Trigo

  O trigo é cultivado pelo homem há pelo menos 10 mil anos, quando houve uma mutação ou hibridização resultando em uma planta com sementes grandes, porém que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, mas, poderia produzir mais comida para os humanos e, de fato, ela teve maior sucesso que outras plantas com sementes menores e tornou-se o ancestral do trigo moderno. As sementes mais antigas de trigo já encontradas datam de 6700 a.C. e foram plantadas pelos povos que habitavam a antiga Mesopotâmia, numa região chamada pelos historiadores de Crescente Fértil - área que hoje vai do Egito ao Iraque.





  Os grãos eram misturados com peixes, castanhas, frutas e água, numa espécie de papa levada ao fogo. No Egito, no período pré-dinásticos, já era consumido um trigo primitivo como alimento, atribuindo a esse povo a invenção do pão, por volta de 4 mil anos a.C. Os egípcios faziam pães e biscoitos com formas humanas e animais que eram usados em rituais como oferta aos seus deuses. 
  Com consequente divisão de trabalho, o trigo desempenhou um papel importante na história da humanidade com o surgimento da necessidade do manejo do solo para a produção de alimentos e pela invenção da escrita pelos sumários. 







Michelli Reis Martins Fagundes 
http://pinheiroempauta.blogspot.com.br/2014/06/o-trigo-assim-caminha-humanidade.html
http://www.moinhonacional.com.br/curiosidades_ler.php?conteudo_id=7
http://www.abitrigo.com.br/index.php?mpg=02.04.00
https://arcor.com.br/curiosidades/historia-do-trigo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trigo
http://www.trigoesaude.com.br/trigo-e-derivados/a-vitoriosa-historia-do-trigo.shtml
http://www.trigoesaude.com.br/trigo-e-derivados/linha-do-tempo.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário