sábado, 27 de junho de 2015

Doença Celíaca X Sensibilidade ao glúten X Alergia ao trigo

  A doença celíaca é a intolerância permanente ao glúten, uma doença autoimune. A doença celíaca atinge cerca de 2 milhões de pessoas só no Brasil. É um distúrbio inflamatório crônico do intestino delgado, seguida da diminuição das vilosidades intestinais, o que dificulta a capacidade absortiva do intestino, e um descontrole do sistema imunológico, podendo levar à doenças mais graves. O diagnóstico da doença celíaca é a presença de atrofia das vilosidades em biópsias duodenais, e a sorologia celíaca, obtida pelos testes laboratoriais (anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase tecidual).
  A sensibilidade ao glúten possui sintomas semelhantes a DC, entretanto, não há o processo de inflamação do intestino, nem da diminuição das vilosidades, visto que não possui características de doença autoimune. A sensibilidade é causada quando há a má digestão do glúten, desencadeando uma série de sintomas, como: dores abdominais, diarreias e gases.
  Têm-se observado um aumento na prevalência de anticorpos antigliadina naqueles com sintomas relacionados ao glúten, e em pacientes com síndrome do intestino irritável, apesar da exclusão de doença celíaca através de biópsias duodenais normais e testes negativos para anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase tecidual.
  A alergia ao trigo é definida como uma reação imunológica adversa às proteínas do trigo mediada por IgE, e pode apresentar sintomas respiratórios como rinite, alergia alimentar; sintomas gastrintestinais, urticária, dermatite. Os testes para alergia ao trigo incluem dosagem sérica de IgE ou testes cutâneos para o trigo.
  Para diagnosticar os três casos, os exames laboratoriais, como anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase positivos sugerem doença celíaca, embora altamente precisos e confiáveis, são insuficientes para um diagnóstico. A confirmação do resultado só ocorrerá por biópsia do intestino delgado.
  O tratamento é a dieta isenta de glúten, especificamente na DC e na sensibilidade ao glúten. Já na alergia ao trigo, não há necessidade de tirar todos os alimentos que possuem glúten da dieta, visto que nem todos são derivados do trigo, como por exemplo a aveia, que possui a avenina.



Rafaela Andrade Couto
http://www.fenacelbra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário