sábado, 27 de junho de 2015

O consumo excessivo do trigo e seus derivados

  O consumo em excesso de glúten pode desencadear alguns problemas, visto que causa uma lentidão significativa no metabolismo. Alimentos ricos glúten são bastante energéticos. No nosso corpo, a energia é armazenada em forma de gordura, portanto, o consumo exagerado desses alimentos pode levar ao aumento de peso, obesidade e posteriormente ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares crônicas. O glúten produz também colesterol, podendo aumentar sua concentração no sangue e acarretar uma série de complicações.
  Quando as pessoas comem uma quantidade exagerada de pães, massas, lanches e comidas prontas o corpo começa a apresentar uma reação orgânica classificada como "alergia alimentar tardia".
  É por esse motivo que a quantidade de pessoas com sensibilidade/alergia ao glúten vêm aumentando cada vez mais, pois a dieta da maioria da população consiste em produtos industrializados, fast food, ou seja, rica em carboidratos, a maioria deles contém farinha de trigo, que é considerada a grande vilã dos alimentos, visto que é rica em glúten.
  Ele está ligado à gastrites, dores de cabeça, hipotireoidismo e dificuldade para engravidar e ganhar massa magra.
  Apesar de causar um prazer momentâneo após ser ingerida, a proteína está associada à diminuição da produção de serotonina, ou “hormônio do bem-estar”. Isso ocorre porque o glúten tem ação tóxica ao cérebro, podendo levar a quadros de depressão e, inclusive, distúrbios comportamentais como alteração do humor, agressividade, falta de concentração, etc.

Rafaela Andrade Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário